Apoio à Comitiva Yawanawa da Aldeia Yawarani

cerimônia yawanawa 2

APOIO à COMITIVA YAWANAWA da ALDEIA YAWARANI

Compreendemos que respeitar, conhecer e apoiar as causas indígenas é base para o exercício e promoção da cidadania, além de ser uma maneira de promover o contato com a diversidade, de conhecer outras formas de ver o mundo e viver a espiritualidade de povos cujos modos de viver são matriz constituinte da cultura brasileira. Dessa forma, buscamos honrar o legado cultural e étnico que os povos originários representam para nossa brasilidade, a partir do respeito e do reconhecimento de suas práticas culturais, fundamentadas na conexão com a natureza e seus seres.

Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Essas são algumas das finalidades sociais da Maracá Cidadania, definidas em maio de 2013, no momento da sua fundação. Nossa missão institucional, revisada em fevereiro deste ano, é “promover a cidadania, enquanto prática cultural transversal”.

Para nós, na condição de organização da sociedade civil brasileira, o contato, troca e colaboração com os povos e comunidades tradicionais – indígenas, quilombolas, ciganas, de terreiro, da agricultura, da pesca, entre outras – é um jeito de colocar em prática nossos valores e de trabalhar para a construção da sociedade que queremos. As culturas dos povos originários são referência fundamental de nossa identidade, expressa desde a logomarca da organização, inspirada nas itacoatiaras da Pedra de Ingá (PB).

Em 2017, participamos da passagem da Caravana de Saberes Huni Kuin pelo Nordeste, quando tivemos a oportunidade de ter contato com a cultura do povo Huni Kuin por meio do pajé Txana Kixtî e sua filha Bimi Dua Bake.

Agora em 2020, no atual contexto de ataque aos povos originários, estamos tendo a honra de participar da passagem da Comitiva Yawanawa da Aldeia Yawarani (Acre) pela Paraíba, durante os dias 12 a 15 de março. Nesse período, estaremos envolvidos na realização de duas atividades: o Cantos e Contos Yawanawa, na sexta-feira (13/03), e a Cerimônia Tradicional Yawanawa, no sábado (14/03), ambas a serem realizadas no Território Macuxí, situado em Jacumã, Conde/PB.

Seguem abaixo as informações sobre as duas atividades.

Haux haux!

cantos e contos yawanawa

CANTOS E CONTOS YAWANAWA
Evento aberto para todas(os) que sentirem de conhecer mais sobre a vida desses guerreiros(as) da amazônia acreana. Cantos, contos, roda de conversa, exibição de um curta, pinturas, artesanato, comida tradicional e o fortalecimento das alianças.

Tema Shawãhu: Após a passagem do irmão, o lendário pajé Yawarani, Tema Shawãhu tomou seu lugar como o pajé mais velho do povo Yawanawa. Durante a dieta do Muka, o ancião aprimorou principalmente a própria pesquisa sobre plantas medicinais da floresta amazônica, tornando-se assim uma referência muito respeitada nesse campo.

Pekãrasu: O filho mais velho do pajé Yawarani e um dos últimos buscadores a realizar a dieta do Muka sob a supervisão desse. Após a passagem do pai, decidiu dedicar a própria vida à preservação e continuação das tradições espirituais dos Yawanawas.

Pakashahu: Filha de Pekãrasu e Yawavari, Pakashahu recebeu desde cedo os ensinamentos do seu povo. Acompanhada do seu pai compartilhará conosco cantos tradicionais Yawanawa através de sua bela e forte voz e marcante força feminina.

Data: sexta-feira, 13 de março de 2020
Horário: 16h
Local: Território Macuxí, Jacumã, Conde, Paraíba
Atividade gratuita (contribuição voluntária)

>>>

txais yawanawa

CERIMÔNIA TRADICIONAL YAWANAWA
Com grande alegria, anunciamos a vinda da comitiva Yawanawa. O povo indígena Yawanawa é reconhecido por sua alegria de viver, vigor de sua espiritualidade e pela força e beleza de seus cantos e suas artes, além de serem guardiões das medicinas sagradas do Uni (ayahuasca) e Rume (rapé).

Juntos nos conduzirão com a Cerimônia Tradicional Yawanawa, a acontecer no dia 14 de março, no Território Macuxi (PB). Consagraremos as medicinas sagradas do uni e rume, cantos e mariri, resgatando as energias curativas da floresta.

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/7VC2DSzTk6E6sV5B6

Data: sábado, 14 de março de 2020
Início previsto: 19h
Chegada: 18h
Local: Território Macuxí, Jacumã, Conde, Paraíba

COMO SE INSCREVER
Preencha o formulário pelo link https://forms.gle/7VC2DSzTk6E6sV5B6 e em seguida realize o depósito e envie o comprovante para contatomacuxi@gmail.com para confirmar a sua inscrição.

LOCAL DA CERIMÔNIA
O Território Macuxí oferece os serviços de hospedagem, alimentação e passar o dia. Para mais informações, pedimos entrar em contato com Julio (+55 83 9692-1993).

CONTRIBUIÇÃO
A contribuição de valor antecipado é R$150,00 ou R$170,00 no dia.
CAIXA ECONÔMICA
Agência: 1552
Conta poupança: 00070074-2
Operação: 013
CPF: 068.175.909-73
Favorecida: Rafaela Kleinhans Pereira

COMO CHEGAR no Território Macuxí
> Vindo de João Pessoa (pela PB008).
Pela PB-008, no sentido litoral sul, siga pelo contorno de Jacumã, nas mediações do muro do Condomínio Chácaras de Carapibus, que se encontra a sua esquerda, pegue a rua calçada e observe a placa de sinalização (em madeira) indicando a entrada do Território Macuxí.

> Vindo pela BR-101 / Sul.
Pela BR-101, siga sentido João Pessoa. No km 99 da BR-101, entre a direita, onde tem uma placa para Conde/Jacumã/Tambaba. Por esta estrada estadual, passe pela cidade de Conde, sentido praia e quando chegar aproximadamente a 12 km, entre a direita para o contorno de Jacumã (binário), siga em frente até as mediações do muro do Condomínio Chácaras de Carapibus, que se encontra a sua esquerda, pegue a rua calçada e observe a placa de sinalização (de madeira) indicando a entrada do Território Macuxí.

>>>
Agradecemos sua presença e apoio em mais um encontro.

+ infos:
Rafaela: +55 83 9.9658.3710
Julio: +55 83 9.9692-1993 | contatomacuxi@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s