Acolhimentos Afetivos AfroIndígenas

acolhimento afetivo afro indígena

ACOLHIMENTOS AFETIVOS AFROINDÍGENAS

O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e a Maracá Cidadania, em parceria com a rede Varadouro Cultural e a Fundação Espaço Cultural (FUNESC), realizarão o projeto Circuito Varadouro Cultural – Programação Ateliê Multicultural Elioenai Gomes a partir desta quinta-feira, 08 de agosto, na Rua Ladeira da Borborema, 101, Varadouro, Centro Histórico da capital paraibana.

Os Acolhimentos Afetivos são uma ação contínua do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, realizada desde o ano de 2006, nas temáticas afroindígena, cidadã, artística, entre outras.

No âmbito da parceria com a FUNESC, serão realizados sete acolhimentos no período de agosto a dezembro de 2019, com atividades educativas, culturais e artísticas por meio de oficinas e rodas de conversa sobre temas variados, a exemplo de identidade cultural, cultura afro,  cultura indígena, cidadania, centro histórico, para grupos de até 60 pessoas circunvizinhas do Centro Histórico de João Pessoa, adivindos de escolas, CAPS, moradores do Varadouro, entre outros.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, do bairro de Cruz das Armas, será o primeiro grupo a ser acolhido, na tarde desta quinta-feira, dia 08 de agosto.

acolhimento 1.jpgacolhimento 2.jpg

CIRCUITO VARADOURO CULTURAL > fb.com/varadourocultural

O “Circuito Varadouro Cultural” é um projeto que visa promover a difusão cultural descentralizada na região do Centro Histórico da capital paraibana e desenvolver um processo de formação continuada com jovens em situação de risco de comunidades da região central da cidade. Por meio da realização de uma programação diversa, com oficinas e espetáculos de diversas linguagens artísticas e campos da cultura por diversos pontos da região, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística.

Serão cinco meses de atividades culturais gratuitas, ofertando atividades formativas para jovens da região e fomentando a vida cultural já existente por meio da parceria com entidades e associações cujas atuações estão relacionadas à produção cultural paraibana e ao Centro Histórico de João Pessoa.

acolhimento 3.jpg

ATELIÊ MULTICULTURAL ELIOENAI GOMES > ateliemulticultural.com.br/

Elioenai Gomes, artista plástico paraibano nascido em João Pessoa-PB, cuja trajetória artística de 30 anos inclui diversas exposições individuais, coletivas e instalações no Estado, no Brasil e no exterior. Idealizador de criações artísticas e campanhas sociais para os movimentos sociais, políticos e culturais da capital, bem como de todo o país. Atualmente coordena o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, referência de multiculturalidade na cidade e especificamente no centro histórico de João Pessoa.

Fundado em 2004, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes é uma instituição que desenvolve ações educativas e socioculturais centradas  no processo de humanização da população do Varadouro, bairro do Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba, utilizando a arte como ferramenta de inclusão social produtiva e de cidadania. Referência de multiculturalidade na capital paraibana, o Ateliê integra as mais diversas formas de expressões artísticas – música, artes visuais, artes cênicas, literatura, entre outras – com o objetivo de promover a diversidade cultural, garantindo a originalidade das expressões culturais locais e seu potencial de crescimento.

MARACÁ CIDADANIA > maracacidadania.org/

A Maracá Cidadania é uma organização da sociedade civil paraibana, fundada como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de exercer controle social e desenvolver projetos dedicados à cidadania. O maracá é um instrumento de força usado pelos povos indígenas para chamar bons espíritos e afastar energias negativas. Inspirada por este imaginário, a Maracá vem promover Cidadania como uma prática cultural transversal, buscando o bem comum de todos os povos.

A Maracá atua nas áreas de controle social, meio ambiente, cultura, educação e saúde, com foco na construção de uma consciência planetária voltada para o desenvolvimento sustentável, por meio da participação social direta na vida pública.

FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL > funesc.pb.gov.br/

A Fundação Espaço Cultural – FUNESC entidade sem fins lucrativos de caráter cultural, social e educacional, fortalece e estimula não só o fazer artístico, mas amplia as oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais, bem como, o fortalecimento de suas cadeias criativas.

Por meio do Espaço Cultural José Lins do Rego e Theatro Santa Roza em João Pessoa, Cine-teatro São José em Campina Grande e o Teatro Íracles Pires em Cajazeiras, a FUNESC é o órgão responsável pelo fomento das atividades artísticas e culturais da cadeia produtiva do Estado da Paraíba e consolida sua participação social como um agente transformador, atento à expressão e ao reconhecimento da identidade do povo e território paraibano.

A FUNESC busca desenvolver ações intersetoriais, de forma integrada com outros órgãos da gestão pública estadual, com instituições da sociedade civil brasileira, com empresas privadas e públicas no sentido de ativar a rede de crescimento e desenvolvimento do Estado e todos os colaboradores, parceiros e investidores.

>>

>>> Vídeo institucional do Ateliê Multicultural: https://vimeo.com/41019569

>>> Documentário “Um Varadouro Cultural”: https://youtu.be/MX_Tisad0iA

>>> Programa “Observatório Cultural” – Varadouro Cultural @ TV Assembleia PB:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL95xWOWMF24qmaZESB3AvBLeqFw-F_QSn

>>> Circuito Varadouro Cultural 2014:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL95xWOWMF24rvtLu4gvJVsTc2o-rkpXFt

>>

#Varadourocultural
#Acolhimentoafetivo
#Afro
#Indígena
#Cultura
#Patrimonioimaterial
#Centrohistorico
#Centrovivo
#Funesc
#Parahyba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s