
ONG MARACÁ CIDADANIA REALIZA CURSO DE CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM REDE DE TURISMO DE INCLUSÃO
Ocorrerá hoje, às 18:30, no canal do Youtube do Curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba, a abertura do Curso: “Dragões Sonhadores: fomentando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais por meio de projetos participativos”.
O Curso é o produto final da Pesquisa Aplicada: Concepção de Referenciais Metodológicos para os Planos Territoriais, Programas e Projetos de Qualificação no Turismo Nacional. Tal pesquisa foi demandada pela UNB, em parceria com o Ministério do Turismo, e será ministrada pela ONG Maracá Cidadania.
Na Paraíba, a Pesquisa ficou sob a coordenação dos professores Rosalma Diniz Araújo (Coordenação geral), Fabiane Nagabe (Coordenação adjunta), ambas do Curso de Turismo da UFPB, e do Professor André Gustavo da Silva (Coordenação adjunta), do IFCE.
O Curso foi modelado pela Rede Rota Turismo de Inclusão, formada no decorrer da pesquisa, que realizou diagnósticos junto à oferta e demanda turísticas nas regiões do litoral e brejo paraibanos. A ideia é trabalhar a qualificação profissional nas comunidades tradicionais do Estado, no intuito de agregar ao já existente do turismo de “sol e mar”, uma oferta turística que possa viabilizar e visibilizar o potencial da cultura paraibana representada pelas comunidades tradicionais (ricas em paisagem, gastronomia, dança, histórias, tradições, entre outros atrativos), fortalecendo o sistema produtivo local e gerando renda para comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, por meio do turismo.
A ONG Maracá Cidadania foi convidada para ministrar o curso, e utilizará a metodologia do Dragon Dreaming, que concebe projetos participativos de forma colaborativa, ideal para grupos, coletivos e comunidades.
A Maracá Cidadania é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013, que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável com base na construção de uma consciência planetária, por meio de projetos dedicados ao exercício da cidadania enquanto prática cultural transversal.
O turismo, como uma atividade econômica que traz em seu bojo toda uma cadeia produtiva e simbólica, precisa ser pensado e trabalhado como um instrumento de inserção e de uma mudança desejada em direção a um futuro mais justo e equânime. E a qualificação/educação profissional é um dos instrumentos mais poderosos para transformar realidades.
>>>
Responsáveis pela matéria: Coordenação PNQT-PB e ONG Maracá Cidadania.