Gustavo Moura celebra 40 anos de fotografia com lançamento do livro “PARAHYBA > Braços de rio, abraço do oceano”

GUSTAVO MOURA CELEBRA 40 ANOS DE FOTOGRAFIA COM LANÇAMENTO DO LIVRO “PARAHYBA > BRAÇOS DE RIO, ABRAÇO DO OCEANO”

“Nem a distança das mia,
nem a grandeza do mar;
me faz isquece um só dia
da minha terra natá!”

(Zé da Luz)

Artéria vital que batiza o estado onde vivemos, o Rio Parahyba navega desde a Serra do Jabitacá em Monteiro e se arrasta a desenhar por entre as terras áridas e férteis do Cariri paraibano. Contempla a bela e descuidada paisagem que serpenteia as geografias agrestes onde são formados os açudes de Boqueirão e Acauã, entre outros, fontes vitais do abastecimento hídrico de suas regiões. Segue seu curso alimentado por afluentes, passando pela capital, onde é abraçado pelo Rio Sanhauá – cenário do início da colonização do território paraibano – e segue em busca das águas salgadas do litoral norte para encontrar o Atlântico entre Santa Rita e Cabedelo.

Com fotografias de Gustavo Moura, poema do escritor Hildeberto Barbosa e texto do professor Diego Gomes de Lucena, o livro PARAHYBA – Braços de rio, abraço do oceano é um projeto editorial da Maracá Cidadania, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) e da Editora UFPB.

Fruto de um mergulho no universo do rio por meio do olhar do fotógrafo paraibano, a publicação representa um marco no mercado editorial da Paraíba, enquanto livro inédito dedicado ao Parahyba.

“Quero agradecer e divulgar os créditos de quem fez um trabalho exemplar para a realização desse projeto, que teve a coordenação editorial da Maracá Cidadania (Gabriel Moura) e foi realizado com a produção impecável do amigo e parceiro incansável Valdir Santos (coordenador do NAC). Sem a companhia dele seriam impossíveis as nossas expedições. Essa realização contou ainda com todo apoio da UFPB, PRAC (professor Orlando Vilar e do administrador Amorim), da editora universitária (professora Izabel e Hossein Albert, amigo responsável pelo projeto gráfico) e também com a dedicação do professor e parceiro Antônio Gualberto (coordenador da COEX). Em nome dessas pessoas agradeço aos demais companheiros, fundamentais na realização de um projeto dessa grandeza. Sou só gratidão. Com essa publicação celebro os meus 40 anos de atividades fotográficas e manifesto minha retribuição aos 38 anos que trabalhei na UFPB, onde realizei importantes projetos. Bênçãos.”, diz Gustavo.

A publicação celebra os 40 anos de trajetória artística de Gustavo Moura e simboliza um gesto de gratidão do fotógrafo a todos os seres que o abraçaram nesse percurso.

COMO ADQUIRIR
Com capa flexível, 168 páginas, miolo em cor e apenas 150 exemplares disponíveis, o livro está sendo comercializado pelo valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Quem se interessar em adquiri-lo pode entrar em contato através do telefone 83 99984-4794 ou pelo e-mail gmourafoto@gmail.com.

Inscrição rupestre no município do Congo,
arredores do Rio Parahyba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s