
No aniversário de João Pessoa, as ruas do Centro Histórico da cidade ganham cor, som e ancestralidade com o Cortejo Multicultural: Celebrando a Memória Material e Imaterial da cidade Parahyba. O cortejo está previsto para as 13h30 até as 22h e deve passar por diversos pontos da região do Varadouro durante a tarde e a noite do feriado. A proposta desenvolvida pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes é realizar um mergulho afetivo, histórico e artístico pelas raízes negras que compõem a identidade da capital paraibana.
Neste ano, o cortejo se articula com a vivência de Afroturismo “Raízes do Catolicismo Negro”, conduzida por Felipe Coutinho, da Apuama Turismo. O roteiro é temático e formativo, passando por espaços de resistência religiosa e cultural da população negra no centro da cidade.
A concentração será as 13h30, na Praça Coronel Antônio Pessoa (Tambiá), com saída às 14h. O trajeto inclui locais simbólicos como a Igreja do Carmo, Praça 1817, Mosteiro de São Bento, Ladeira da Borborema e Rua da Areia. A chegada ao Ateliê Multicultural Elioenai Gomes está prevista para as 17h. A programação segue até as 22h, com shows de grupos de cultura popular e uma Feira Multicultural.


Entre os grupos confirmados estão Urso Amigo Batucada, Grupo Raízes, Ekundayó, Los Iranzi, Tambores do Tempo e AjaMulher. No Sobrado Azulejado, sede do Ateliê, a Feira Multicultural reúne cerca de dez artesãos. Haverá também apresentações de capoeira, dança, música e poesia popular em uma tenda com palco.
Unindo arte, memória e resistência, o evento convida a população a caminhar por oito pontos de memória afro-brasileira. Em cada parada, haverá apresentações culturais e ações formativas que recontam histórias invisibilizadas ao longo dos séculos. O percurso traz reflexões sobre o patrimônio material e imaterial da cidade, com destaque para a contribuição do povo negro.
Segundo Nai Gomes, idealizador do cortejo, o Cortejo Multicultural é um resgate à história e memória da capital. “Nesta edição, celebramos a identidade e a memória material e imaterial da cidade de Parahyba. Seguimos em parceria com o roteiro Raízes do Catolicismo Negro, passando por pontos de memória que revelam tanto a visibilidade quanto a tentativa de invisibilizar o povo negro na construção desse território cultural chamado Centro Histórico, onde nasceu nossa cidade.”.
Mais do que um evento artístico, o Cortejo Multicultural é um ato político e poético. Celebra a ancestralidade, resgata a memória coletiva e afirma a cultura como força viva e presente na construção da cidade.
POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA
O Cortejo Multicultural é uma das ações promovidas pelo Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em 2025 com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal e do Fundo Municipal de Cultura/Fundação Cultural de João Pessoa/Prefeitura Municipal de João Pessoa e com a produção executiva da associação Maracá Cidadania.
>>>
SERVIÇO
Cortejo Multicultural
Data: 05 de agosto de 2025 (terça-feira – Aniversário de João Pessoa)
Concentração: 13h30 – Praça Coronel Antônio Pessoa (Tambiá)
Chegada e Shows: A partir das 17h00 – Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Rua da Areia, 155 – Varadouro)
Feira Multicultural: das 14h00 às 22h00, em frente ao Ateliê
Realização: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes.
>>>
Link do evento na plataforma JP Cultura:
https://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/evento/58/#info
