
O Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes vai promover uma grande celebração da cultura indígena no próximo dia 25/04 (sexta-feira). É a ‘Celebração Parahyba Indígena’, que tem a proposta de fazer um resgate da identidade indígena e valorizar a diversidade cultural dos povos originários do Brasil. Para este momento, o Ateliê preparou uma programação com roda de conversa, exposição e atrações musicais, totalmente gratuitas.
O multiartista Elioenai Gomes reforça que celebrar os povos originários e sua diversidade cultural é fundamental para trazer visibilidade e vencer as tentativas de apagamento histórico. “Ao valorizar e respeitar nossa identidade indígena, nós preservamos um legado cultural inestimável e também fortalecemos a luta por direitos, justiça social e a proteção do meio ambiente, que são essenciais para o bem-estar de todos”, comentou.


EXPOSIÇÃO E RODA DE CONVERSA
A programação inicia às 19h com uma exposição de artefatos indígenas do povo Kariri-Xocó, que tradicionalmente ocupa o sertão Nordestino, especialmente a região do Baixo São Francisco, em Alagoas.
Em seguida, começa a roda de conversa ‘Que Indígena Você é’, para dialogar sobre a(s) identidade(s) indígena(s) em diferentes contextos, inclusive urbanos. Esta atividade reúne três importantes nomes que atuam na valorização das culturas indígenas. Topázio Aramurú Karirí é educador e utiliza suas artes como ferramentas de sensibilização e transformação de espaços sociais com o foco no bem viver coletivo. Josélia Potiguara é cacica da Associação Cultural de Indígenas em Contexto Urbano da Paraíba e mantém um trabalho na defesa de mulheres e causa animal. Já Agüa Yayu Kariri é artivista indígena karirí trans não binário, e sua pesquisa investiga a retomada de práticas e saberes ancestrais na criação de memórias e no desdobramento das corporalidades no discurso de gênero, preservação ambiental e espiritualidade.
ATRAÇÕES MUSICAIS
As atrações musicais da Celebração Parahyba Indígena começam com Mallu Morena, cantora e atriz que possui um trabalho de valorização dos cantos da Jurema e está preparando seu EP, denominado ‘Encantos da Jurema’ e voltado à ancestralidade brasileira.
A partir das 20h30, tem show gratuito com Luana Flores e convidad@s. A artista paraibana é a idealizadora do projeto musical-cênico-visual ‘Nordeste Futurista’, que pesquisa e mescla os ritmos da cultura popular nordestina com a música eletrônica.
A programação encerra com a apresentação do Grupo Raízes, que traz os ritmos que celebram as raízes da música afro-indígena brasileira, com muita percussão, canto, dança e capoeira. Em seu repertório, estão incluídos ijexá, samba de roda, coco de roda, maculelê, perré, ciranda e performances artísticas, envolvendo expressões culturais das matrizes indígena e africana.
PNAB
A Celebração Parahyba Indígena é uma das ações promovidas pelo Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em 2025 com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal e do Fundo Municipal de Cultura/Fundação Cultural de João Pessoa/Prefeitura Municipal de João Pessoa e com a produção executiva da associação Maracá Cidadania.
EQUIPE
Realização: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Produção Executiva: Maracá Cidadania
Assessoria Contábil: Humberto Dias (HE Cultural)
Produção Cultural: Elioenai Gomes
Assessoria de Comunicação: Lide Comunicação
Designer Gráfico: Silvio Sá
Intérprete de Libras: Tço Artista
Fotografia: Fabi Veloso
>>>
SERVIÇO
Celebração Parahyba Indígena
Quando: 25 de abril (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h
Local: Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Entrada: Gratuita
Link do evento na plataforma JP Cultura: https://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/evento/49/#info
