Acolhimento Afetivo no Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (março/2025)

O Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes vai promover o Acolhimento Afetivo, uma ação formativa de letramento racial que ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de março. 

Este evento especial utiliza a arte como uma poderosa ferramenta educativa, promovendo a sensibilização e a imersão de estudantes e educadores na rica cultura e identidade afro-indígena paraibana.

Destinado a alunos de 8 a 12 anos da Escola Flor de Mandacaru, que se inspira na pedagogia Waldorf e está localizada em João Pessoa, no bairro de Jaguaribe, o Acolhimento Afetivo contará com uma programação diversificada. As atividades incluem contação de história e duas oficinas: uma de artes visuais e outra de capoeira.

Contação de História: Baobá – A Árvore da Vida
A atriz Fernanda Ferreira, através da oralidade, ludicidade, corporalidade e ancestralidade, apresentará o conto “Baobá – A Árvore da Vida”. Esta narrativa mítica africana aborda temas como respeito, memória e identidade, ressaltando a importância da presença cultural de matriz africana na formação da nossa identidade brasileira. O baobá, uma árvore sagrada nativa do continente africano, simboliza a vida e a conexão com nossas raízes.

Oficina “Brincando Capoeira”
Com a mediação dos arte educadores Mariana Sanfer e Djavan Cayman, a oficina “Brincando Capoeira” visa incentivar a diversão e o aprendizado por meio da arte do movimento, da musicalidade e da natureza. Focada na valorização do “ser criança”, essa vivência é desenvolvida com base em fundamentos pedagógicos ancestrais, promovendo a ludicidade e a corporeidade, além de celebrar as identidades culturais originárias, tanto indígenas quanto afro-brasileiras.

Oficina de Artes Visuais
Elioenai Gomes, multiartista negro e gestor cultural, conduzirá uma oficina de artes visuais, onde os estudantes participarão de um processo criativo utilizando técnicas mistas na construção de telas. Os temas abordados incluem ancestralidade, memória e identidade afro-indígena, promovendo uma troca livre e expressiva das experiências vividas nas atividades de contação de histórias e capoeira.

Bailinho Afro
Para encerrar o Acolhimento Afetivo, teremos o Bailinho Afro, que acontecerá na sexta-feira, 28, das 14h às 17h. Este evento representa a culminância das atividades e será uma grande Kizomba para celebrar a memória ancestral e a identidade infanto-juvenil afro-brasileira, além dos povos originários. 

O Bailinho contará com a exposição artística das crianças da Escola Flor de Mandacaru, resultado da oficina de artes visuais, e reunirá educadores, alunos, familiares e amigos em uma celebração vibrante.

Estas ações do Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em 2025 contam com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal e do Fundo Municipal de Cultura/Fundação Cultural de João Pessoa/Prefeitura Municipal de João Pessoa e com a produção executiva da associação Maracá Cidadania.

Em 2020, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes foi certificado como Ponto de Cultura, formalizando sua integração à Política Nacional Cultura Viva, instituída pela Lei nº 13.018/2014. O reconhecimento como Ponto de Cultura “valoriza as expressões, a formação e o fazer cultural desenvolvidos na comunidade, a articulação na rede Cultura Viva e as contribuições para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos culturais no Brasil” (fonte: página do Ponto de Cultura na plataforma da Rede Cultura Viva: https://culturaviva.cultura.gov.br/agente/9096/#info).

EQUIPE
Realização: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Produção Executiva: Maracá Cidadania
Assessoria Contábil: HE Cultural
Produção Cultural: Elioenai Gomes
Assistência de Produção: Ednalva Alves, Josy Santos e Solnaya Nunes
Assessoria de Comunicação: Lide Comunicação
Designer Gráfico: Silvio Sá
Intérprete de Libras: Tço Artista
Fotografia: Natália Di Lorenzo

Deixe um comentário